Atualmente no mercado há inúmeros softwares para o tratamento e edição de imagens profissionais, no entanto a maioria deles são pagos e geralmente muito caros. Mas graça a uma mente digamos iluminada foi desenvolvido o The Gimp, um poderoso e avançado editor de imagens, assim como o Adobe Photoshop, porém de código aberto e totalmente gratuito.
O The Gimp foi criado originalmente para o Linux, mas agora ganhou uma versão para Windows. Embora seja grátis, ele não fica devendo nada aos programas mais famosos da categoria: são milhares de recursos, entre filtros e efeitos capazes de fazer mágica com quaisquer imagens. Além da grande quantidade de ferramentas, o programa oferece um conjunto de scripts que permitem aumentar os efeitos indeterminadamente, dando mais liberdade ao usuário.
Eu mesmo faço uso dele em muitos dos meus trabalhos digitais!
É isso aí, Loucão, rs.
ResponderExcluirO lance do software livre, é que qualquer usuário que saiba programar, ou que saque pelo menos de design para telas de programas, ou ainda, que seja bom em tradução, pode cooperar de alguma forma. E existem vários pelo mundo afora.
Digamos que você tem uma idéia interessante e acha que vai acrescentar muito na funcionalidade de um programa como o Gimp, acrescentar a tua idéia. E você, ainda por cima, saca de programação. Tá aí a chance de colaborar. E isso acontece a cada minuto. Por isso, os softwares livres estão alcançando tranquilamente os outros, em qualidade.
E, pra finalizar, não há nada que você faça no Photoshop, que não possa ser feito no Gimp. É só uma questão de "reaprender".
Abraços!